sábado, 4 de abril de 2009

Análise do cotidiano II


Produto: Toddy

Grupo 1:

* Embalagem marrom - cor do chocolate;
* Letra maior para chamar a atenção das crianças;
* Fonte menor relativa a assuntos que interessam mais aos pais;
* Embalagem lembra um copo;
* Vaca é o símbolo do leite.

Grupo 2:

* Cores da vaca - manchas brancas indicam mais normalidade; manchas pretas (que lembram mais a cor do achocolatado) têm "expressão mais energética, ativa, agitada e descolada (brinco)."
* Expressão "Toddy original", "como se ele fosse o único verdadeiro e o tom de azul em torno do nome passa a idéia de potência."

Aula 2: Texto & Contexto


Exercícios:

1. A partir da tirinha dos Malvados (acima), o aluno deveria:

* Identificar se se trata de uma charge ou de um cartum:

"É uma charge, pois no trecho 'venerar uma máquina', nos mostra um momento específico na história: a 'era tecnológica', uma crítica à reverenciação da máquina". (Cláudia Assunção)
2. Exercícios de identificação de interlocutor:

a) Bonito, gostoso e com recheio: Sorvetes Milka (o sonho de toda mulher).
"Propaganda de uma marca de sorvetes destinada a despertar desejo das mulheres a saborear tal sorvete, pois usa como artifício comparações com um modelo 'padrão' e 'atraente' de um homem, com a intenção de causar o interesse feminino". (Cláudia Assunção)
b) Propaganda que dizia que seguro residencial a gente tem de escolher como escolhe marido. "Provavelmente uma mulher (a interlocutora), pois (a propaganda) faz comparações entre 'seguro residencial' e 'marido'." (Cláudia Assunção)
c) Se ele escrevesse na areia, o mar não apagaria. O feitiço da ilha Pavão: o mais novo livro de João Ubaldo Ribeiro. "Divulgação do novo livro de João Ubaldo Ribeiro , desperta forte interesse dos leitores (...) e instiga curiosidade". (Cláudia Assunção)
d) Propaganda da Sprite em internetês: "Propaganda de refrigerante destinada ao público jovem, antenado na internet, utiliza como atrativo a estrutura de uma página de relacionamentos e ortografia habitual dos 'navegantes'." (Cláudia Assunção)

Aula 1: A discussão de preconceitos linguísticos, literários e culturais


Exercícios:

1. A partir do dado que a literatura foi excluída dos currículos escolares do Rio de Janeiro em 2001, os alunos deveriam comentar que fatores poderiam ter motivado o governo a adotar tal medida e se, de fato, a literatura é necessária nas escolas.

"Através dela (a literatura), podemos conhecer várias visões de mundo diferentes e daí, construirmos a nossa própria". (Jordana Rackel Badiali)

2. A partir do quadrinho da Mafalda, o aluno deveria discutir como ocorre o preconceito cultural na tirinha.

"O que para uns é certo para outros pode não ser, mas neste quadrinho de Quino, podemos observar que o que não é certo para uns, torna-se automaticamente errado". (Jordana Rackel Badiali)

Análise do cotidiano - exercícios feitos em sala


Produto: Maizena

Grupo 1:

"A marca Maizena parece com a palavra 'mãezona'(...), dando a entender que o produto foi feito focando as mães. A marca tem relevo, demonstrando o afeto, sendo o que dá para se sentir. A embalagem, além de mexer com o olhar do consumidor, mexe com seu tato. Produto tradicional, explicado pela imagem de um povo antigo, os índios".

Grupo 2:

"A cor da embalagem, amarela, refere-se ao milho. A figura representa a tradição, contem índias que se encontram num estado de harmonia, desempenhando o seu papel dentro da tribo: cozinhar, plantar, colher e cuidar das crianças. Ao fundo, também encontramos a imagem de um homem com uma lança, demonstrando zelo com a tribo.
Há também o formato de um coração que engloba a palavra MAIZENA.
No verso da embalagem é demonstrada uma receita de quibe de berinjela. Porém, antes é escrito Nutri Receita, o que dá a ideia de ser um alimento saudável, o que lembra que MAIZENA fará receitas nutritivas e saudáveis para a família. Possui várias dicas, e a famosa Receita de Mingau, o que sempre promoveu a Maizena".