quinta-feira, 31 de março de 2011

Aula 2. Exercício de Escrita III - Tirinhas

Exercício de escrita III

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os diferentes tipos de linguagem, experimente criar uma tira cômica. O traçado do desenho pode ser bem simples, como observamos em aula nas tirinhas dos Malvados (http://www.malvados.com.br/).



(Lincoln Kyoshi)

A tirinha do Lincoln mostra as vantagens de ser daltônico: o personagem, que não diferencia bem algumas cores, pensa ter montado o cubo mágico com sucesso, uma vez que não consegue visualizar seus erros no manuseio do brinquedo.



(Letícia Paiva T. Machado)

A tirinha da Letícia trata dos diferentes tipos de linguagem, assunto que vimos em sala. Quando o professor diz "Hoje iremos aprender os diferentes tipos de linguagem", a aluna responde que não precisará assistir àquela aula, uma vez que ela já sabe a língua portuguesa e não precisa aprender nenhuma outra linguagem.

O quadrinho trabalha com a ironia em torno dos preconceitos linguísticos e a diferenciação entre língua e linguagem, retomando boa parte das matérias que já vimos ao longo deste ano.




(Vanessa Alves Lopes)

A tirinha da Vanessa mostra um coelho e uma lesma indo ao cinema. Ao reclamar da pipoca doce e comprar uma pipoca com sal, sem querer, o mamífero mata seu amiguinho. Lembram das aulas de biologia? Pois é, lesma e sal não combinam.

Aula 2. Exercícios de vestibulares - Correção III


Sobre a noção de interlocutor

(Universidade Estadual da Paraíba 2011)

- Não deixe sua cadela entrar na minha casa de novo. Ela está cheia de pulgas.
- Diana, não entre nessa casa de novo. Ela está cheia de pulgas.

Em relação à interlocução que se estabelece na piada acima, analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O termo “ela” nas duas falas dos interlocutores faz alusão aos mesmos referentes, considerando-se a comicidade na construção de sentido do texto.
( ) O humor da piada se efetiva, em razão da ambigüidade causada pelo pronome “ela”, o que ocasiona o desfecho do diálogo.
( ) A referenciação contida no texto, por meio do termo “ela”, estabelece um exemplo de coesão anafórica.

Resposta: F/V/V

A primeira afirmação não é possível: o termo "ela" faz alusão a referentes distintos (cadela/ casa). É a confusão entre os referentes que causa o humor do texto.

A segunda afirmação está correta: o humor se efetiva em função da ambiguidade do pronome "ela", o que faz com que o dono da cadela Diana pense que a casa de seu interlocutor está cheia de pulgas e por isso não é um ambiente adequado ao seu animal de estimação.

A terceira afirmação também está correta. A coesão anaafórica é aquela que retoma algo dito anteriormente. Assim, o pronome ela pode retomar tanto "cadela" quanto "casa", termos citados anteriormente nas falas dos dois interlocutores.

Aula 2. Exercícios de vestibulares - Correção II


Sobre noção de contexto

(Fuvest 2011) Leia o seguinte texto e responda ao que se pede.

Em boca fechada bem-te-vi não faz ninho

Campos de Melo passou todos os anos de sua vereança sem dar uma palavra. Era o boca-de-siri da câmara municipal de Cuité. Até que, uma tarde, ergueu o busto, como quem ia falar. O presidente da Mesa, mais do que depressa, disse:
— Tem a palavra o nobre vereador.
Então, em meio do grande silêncio, o grande mudo falou.
— Peço licença para fechar a janela, pois estou constipado.

Tendo em vista o contexto, é correto afirmar que, tanto do ponto de vista da estrutura quanto da mensagem, o título do texto constitui um provérbio?

Sim, pois o título tem rima, possui um sentido (...) fácil de decorar e simples, (é) curto e direto, (bem como ocorre com os provérbios). O título do texto expressa um conhecimento (popular) de modo figurado (sobre a situação narrada, metaforizando a ideia de que é melhor manter o silêncio a fim de evitar consequências indesejáveis).

Pout-pourri das respostas do Lincoln Kiyoshi e da Vanessa Alves

Aula 2. Os conceitos de texto - Exercícios de Vestibular - Correção I

Exercícios de vestibulares:

Sobre a noção de linguagens

(Fuvest 2011) Examine esta propaganda de uma empresa de certificação digital (mecanismo de segurança que garante a autenticidade, confidenciabilidade e integridade às informações eletrônicas.



Aponte a relação de sentido entre a mensagem verbal e a imagem.

Na propaganda a palavra "burocracia" remete à imagem do carimbo, considerado ultrapassado, tendo em vista a era digital em que vivemos. A tecla "delete" (presente no anúncio publicitário indica) a substituição do carimbo pelo computador. A relação entre a mensagem verbal e a imagem é de que os tempos (nos quais) utilizava-se o carimbo estão chegando ao fim (em função do uso disseminado) do computador.

Aline Gabriela Silvério

segunda-feira, 14 de março de 2011

Aula 1. Questionamento de preconceitos linguísticos, literários e culturais - Exercício de Escrita II


Exercício de escrita II

O preconceito literário pode levar à discriminação dos inúmeros formatos novos de textos que têm surgido com a internet. Considerado por muitos estudiosos como sub-literatura, o nanoconto vem se disseminando pela rede do Twitter. Dentre os muitos posts, encontramos boas peças literárias, além de um número cada vez maior de adeptos e leitores do gênero. Inspire-se nos textos abaixo para escrever, você também, um nanoconto.

"Finalmente sua noiva chegou pelo sedex. Loira, alta, sainha curta e inflável."

“Um cartaz na parede avisava "isso não é uma festa"! Então a Paixão foi embora e só restaram os três: Ela, Ele e o Amor, que é cego”.

"A tarde estava ensolarada e quente quando Clarice saiu do colégio para buscar o resultado. Positivo. Um misto de felicidade e medo dominou seu corpo. Ruborizou: - Se for menina, poderá brincar com minhas bonecas".

Mayara C. Rosente:

Houve um disparo. Ele saiu correndo, mas já era tarde demais. Ganhou em segundo lugar.

Rafaela Pires:

Lá vem a louca cantarolando com sua voz tão doce como um pássaro bicando um pêssego, abraçada ao ramalhete de risos que enfeita o túmulo de seu amor eterno.

Gisele Salgado Franco:

Vivia ela feliz e sorridente, até que ele infiltrou-se em sua vida tendo como único objetivo tirar-lhe o sossego. Alguns disseram que lhe trouzera juízo. Contra ele, comente os analgésicos ou talvez somente a intervenção cirúrgica. Ó indesejável ciso!

Camila de Moraes Paulino:

Eram só os dois, Coca e Ína. Uma alucinante paixão. Um tragava o outro, a inevitável tentação. Fases de euforia, mas também de empolgação. Um romance tão sério que acabou em desilusão.

Aula 1. Questionamento de preconceitos linguísticos, literários e culturais - Correção III



Preconceito cultural

(Unicamp 2011)

Nesta tirinha da famosa Mafalda do argentino Quino, o humor é construído fundamentalmente por um produtivo jogo de referência.

Explicite como o termo “estrangeiro” é entendido pela personagem Mafalda e pelo personagem Manolito.

Carolina Barbosa Leite da Cruz:

O termo "estrangeiro" para Mafalda é considerado tudo que está fora dos limites de seu país. Já para Manolito o seu país é considerado estrangeiro em relação ao país de seu pai, (que é emigrante, ou seja, que não nasceu na Argentina).

Aula 1. Questionamento de preconceitos linguísticos, literários e culturais - Correção II



Preconceitos literários

(Unicamp 2011)

O poeta Vinicius de Moraes, apesar de modernista, explorou formas clássicas como o soneto abaixo, em versos alexandrinos (12 sílabas) rimados:

Soneto da intimidade

Nas tardes de fazenda há muito azul demais.
Eu saio as vezes, sigo pelo pasto, agora
Mastigando um capim, o peito nu de fora
No pijama irreal de há três anos atrás.


Desço o rio no vau dos pequenos canais
Para ir beber na fonte a água fria e sonora
E se encontro no mato o rubro de uma amora
Vou cuspindo-lhe o sangue em torno dos currais.


Fico ali respirando o cheiro bom do estrume
Entre as vacas e os bois que me olham sem ciúme
E quando por acaso uma mijada ferve


Seguida de um olhar não sem malícia e verve
Nós todos, animais, sem comoção nenhuma
Mijamos em comum numa festa de espuma
.


Essa forma clássica tradicionalmente exigiu linguagem e tema elevados. O “Soneto da Intimidade” atende a essa exigência? Justifique.


Aline Gabriela Silvério:


O "Soneto da Intimidade" não atende à exigência (de formas e temas elevados), pois trata de um tema cotidiano, enquanto (o soneto tradicional) é normalmente composto de (assuntos) mais elevados.


Marina Oliveira (complemento da resposta acima):


O tema não é elevado nem (tampouco) a linguagem, que tem muitas marcas de coloquialismo, como (o uso dos termos) "cuspindo", "mijada" e "mijamos".


Aula 1. Questionamento de preconceitos linguísticos, literários e culturais - Correção I


Exercícios de vestibulares

Preconceito lingüístico

(Unicamp 2011)

Na propaganda do dicionário Aurélio, a expressão “bom pra burro” é polissêmica, e remete a uma representação do dicionário.

Qual é essa representação? Ela é adequada? Justifique.

Rafaela Pires:
A propaganda associa o dicionário com a expressão "o pai dos burros". Destina assim o uso do dicionário a somente pessoas "burras", que não dominam a linguagem padrão. Esta associação apresentada é inadequada, pois configura preconceito linguístico.