terça-feira, 21 de junho de 2011

Exercício de Revisão do Módulo de Interpretação de Textos: Análise de embalagens

Cacau em pó solúvel



A embalagem do cacau em pó apresenta um texto com linguagem mista, porque possui elementos verbais e não-verbais que remetem à ideia de chocolate. Por exemplo: o nome "cacau em pó solúvel" é semelhante à cor da embalagem.
Pela marca do produto ser, durante muitos anos, referencial de chocolate, o consumidor, ao observar a embalagem, logo identifica a substância característica do contexto. O logotipo da caixa faz pensar que é direcionada ao público jovem, sendo "Garoto" um nome que lembra adolescência, uma época consumista da delícia marrom e também tem como público alvo pessoas envolvidas com a culinária, que querem ter uma sobremesa de boa qualidade. Sendo assim, o slogan da marca "O chocolate que dá certo" transmite a ideia de que é o único produto pós-preparo que gera o resultado esperado.


Nescau 1986



A Nestlé é francesa e a edição histórica da embalagem é azul, branca e vermelha, que são as cores da bandeira da França.
A frase de efeito sempre foi: "Energia que dá gosto", o que mostra uma tradição do Nescau. Hoje a tampa é vermelha, uma vez que na gastronomia vermelho simboliza energia e abre o apetite.
Na visualização há um copo representando crianças e jovens e a xícara representando adultos e mais velhos.


Sonho de Valsa - Edição Especial



A embalagem do Sonho de Valsa simboliza basicamente o amor. Isso é facilmente notado devido ao formato de coração.
A mistura dos chocolates preto e branco representa a mistura do amor entre duas pessoas, que é também simbolizada pela dança entre o casal.
É possível analisar também um certo tipo de preconceito, pois o casal é heterossexual de pessoas brancas. E a valsa é uma dança de origem nobre, dançada originalmente pelos brancos.
Foi feito para ser dado de presente à uma mulher, pois a embalagem é um coração cor-de-rosa.


Nescau 1932



Nós analisamos uma lata de Nescau na qual percebemos que após 90 anos de mercado, a marca lançou o seu produto com uma embalagem comemorativa, mesmo com o seu design moderno. Apresenta assim uma coloração antiga remetendo ao ano de 1932, que fez parte do início da industrialização do Brasil, tendo, como principal objetivo mostrar ao público que seu produto é forte, é bom, gostoso e nutritivo, e por isso que já está há um século no mercado.
Usa a figura de uma empregada sombreada, pois na época a empregada era discriminada e sem valor perante à sociedade. Na embalagem, a empregada só serve para demonstrar o produto.


Pasteizinhos



O produto está associado com sua imagem. Pois na embalagem se faz uma propaganda da qualidade do produto, que está no mercado consumidor há 60 anos.
Essa propaganda passa aideia de algo tradicional, bom e prático. As instruções são fornecidas através de um texto simples.
As cores aplicadas, como o amarelo e o vermelho, remetem à fome. E o azul remete à leveza do produto em sua composição. Além disso, a embalagem não prejudica o meio ambiente por poder ser reciclada.


Gillete Ice



O aparelho de barbear masculino, vendido em toda a América Latina, tem design moderno, com público alvo de homens com pele sensível. A ambiguidade encontrada no produto é o ICE, que em inglês significa gelo e para reforçar que o produto é refrescante, a embalagem impõe a ideia de refrescância, contendo o azul e os flocos de gelo.
O publicitário buscou chamar a atenção para a marca e para a qualidade do produto, e colocou o 3 como destaque, três lâminas e 3 vezes mais lubrificação.
As comparações feitas são todas em relação ao produto de 2 lâminas, as frases em negrito são as mais importantes, são para chamar a atenção do consumidor e destacam o "melhor descartável da Gillete", querendo dizer que é a melhor prestobarba (top de linha). O "novo" ao canto do produto é em relação ao ICE.
O aparelho é mais visado ao mercado externo, pois na embalagem o espanhol vem antes do português.

Aula 7: A coesão textual

Exercícios de vestibulares:

(PROVA AFTN/RN 2005)
Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna correspondente provoca defeito de coesão e incoerência nos sentidos do texto.

A violência no País há muito ultrapassou todos os limites. ___1___ dados recentes mostram o Brasil como um dos países mais violentos do mundo, levando-se em conta o risco de morte por homicídio.
Em 1980, tínhamos uma média de, aproximadamente, doze homicídios por cem mil habitantes. ___2___, nas duas décadas seguintes, o grau de violência intencional aumentou, chegando a mais do que o dobro do índice verificado em 1980 – 121,6% –, ___3___, ao final dos anos 90 foi superado o patamar de 25 homicídios por cem mil habitantes. ___4___, o PIB por pessoa em idade de trabalho decresceu 26,4%, isto é, em média, a cada queda de 1% do PIB a violência crescia mais do que 5% entre os anos 1980 e 1990.
Estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que os custos da violência consumiram, apenas no setor saúde, 1,9% do PIB entre 1996 e 1997. ___5___ a vitimização letal se distribui de forma desigual: são, sobretudo, os jovens pobres e negros, do sexo
masculino, entre 15 e 24 anos, que têm pago com a própria vida o preço da escalada da violência no Brasil.

(Adaptado de http:// www.brasil.gov.br/acoes.htm)



a) 1 – Tanto é assim que
b) 2 – Lamentavelmente
c) 3 – ou seja
d) 4 – Simultaneamente
e) 5 – Se bem que

Resposta: As lacunas no texto ocultam palavras e expressões que atuam como conectores – ligam orações estabelecendo relações semânticas entre os períodos. A banca sugere algumas opções de preenchimento.

Dessas, a única que não atende ao solicitado é a de número 5, uma vez que a expressão “Se bem que” deveria introduzir uma oração de valor concessivo, estabelecendo, assim, idéia contrária à que foi apresentada até então pelo texto.

Verifica-se, contudo, que o que se segue ratifica as informações anteriores ao fornecer dados complementares às estatísticas sobre homicídios. Sendo aceita a sugestão da banca, a coerência textual seria prejudicada. Por isso, o gabarito é a opção E.


(in: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2586/1/COESAO-E-COERENCIA-TEXTUAL/Paacutegina1.html)

(Fuvest 2008) Jornalistas não deveriam fazer previsões, mas as fazem o tempo todo. Raramente se prestam ao trabalho de prestar contas quando erram. Quando o fazem não é decerto com a ênfase e destaque conferidos às poucas previsões que acertam. Marcelo Leite – Folha de São Paulo



a) Reescreva o texto:” Jornalistas não deveriam fazer previsões, mas as fazem o tempo todo”, iniciando-o com “Embora os jornalistas...”
Embora os jornalista não deve(ssem) fazer previsões, as fazem o tempo todo.
Matheus Mistrinel

b) No trecho “Quando o fazem não é decerto com a ênfase (...)”, a que idéia se refere o termo grifado?
Refere-se ao ato de fazer previsões.
Grazi

(Fuvest 2007)
Preciso que um barco atravesse o mar
lá longe
para sair dessa cadeira
para esquecer esse computador
e ter olhos de sal
boca de peixe
e o vento frio batendo nas escamas.
(...)
Marina Colasanti, Gargantas abertas.

Gosto e preciso de ti
Mas quero logo explicar
Não gosto porque preciso
Preciso sim, por gostar.
Mário Lago, www.encantosepaixoes.com.br



a) Nos poemas acima, as preposições "para" e "por" estabelecem o mesmo tipo de relação de sentido? Justifique sua resposta.
Não, no primeiro poema o "para" é usado com o sentido de indicar finalidade.
Matheus Mistrinel

Complementando:
Agora a preposição "por" instaura uma condição.
Camila de Moraes Paulino

b) Sem alterar o sentido do texto de Mário Lago, transcreva-o em prosa, em um único período, utilizando os sinais de pontuação adequados.
Gosto e preciso de ti, mas quero logo explicar: não gosto porque preciso; preciso sim, por gostar.
Camila de Moraes Paulino

(Fuvest 2007) Americanos e russos se unem para salvar baleias no Ártico. Eis um episódio de época, mostrado na TV, nos anos 80, com toda a sua marca mitológica. Um dos mais primitivos povos da terra, os esquimós, lança um apelo que mobiliza as potências rivais, com sua técnica, em favor dos animais ameaçados de extinção. O pacifismo e a ecologia encontraram por fim uma narrativa modelar, que curiosamente inverte os termos da cumplicidade original, quando os animais é que auxiliavam os homens a enfrentar os perigos da natureza.
Paulo Neves, Viagem, espera.



a) Destaque do texto os segmentos que concretizam o sentido de pacifismo e o de ecologia.
O segmento que caracteriza o sentido de pacifismo é o "se unem" e o que caracteriza o sentido de ecologia é o "salvar baleias".
Matheus Mistrinel

b) "(...) os animais é que auxiliavam os homens a enfrentar os perigos da natureza".
Reescreva a frase acima, de modo que fique expressa a inversão dos termos da cumplicidade original, a que se refere o autor.
Os homens é que auxiliavam os animais a enfrentar os perigos da natureza.
Vanessa Alves

Exercícios de escrita VIII

Alguns escritores brincam com a linguagem ao escreverem romances, contos, poemas em que todas as palavras começam com uma mesma letra (procedimento chamado tautotrix).



Para treinar a coesão, conte uma pequena história utilizando este recurso.


Sentiu-se sozinho, salientou sofrer sentimentalmente. Sensação sólida: solidão.
Camila de Moraes Paulino

Drogas: Distúrbios devidos duplicação de diversos dramas.
Grazi

Desserviço desnecessário
Damas desgringoladas desnudam-se defronte de deformados. Dondocas doninhas... Dopadas, dançam debochando da década decadente: déficit de dólares deixaram-nas desvairadas. Doravante, deixaram doentes divertirem-se dentro delas. Doravante, DSTs, dejetos, diureses, depilações deturparam-nas, dizimaram-nas. Destarte, desvanecerão desvalidas, desprezadas. Devassidão diuturna desnecessária!
João Ricardo

Aula 6: A coerência textual

Exercícios de vestibulares

(Fuvest 2006) Atribuir ao doente a culpa dos males que o afligem é procedimento tradicional na história da humanidade. A obesidade não foge à regra.
Na Idade Média, a sociedade considerava a hanseníase um castigo de Deus para punir os ímpios. No século 19, quando proliferaram os aglomerados urbanos e a tuberculose adquiriu características epidêmicas, dizia-se que a enfermidade acometia pessoas enfraquecidas pela vida devassa que levavam. Com a epidemia de Aids, a mesma história: apenas os promíscuos adquiririam o HIV.
Coube à ciência demonstrar que são bactérias os agentes causadores de tuberculose e da hanseníase, que a Aids é transmitida por um vírus e que esses microorganismos são alheios às virtudes e fraquezas humanas: infectam crianças, mulheres ou homens, não para puni-los ou vê-los sofrer, mas porque pretendem crescer e multiplicar-se como todos os seres vivos. Tanto se lhes dá se o organismo que lhes oferece condições de sobrevivência pertence à vestal ou ao pecador contumaz.
(...)
Drauzio Varella, Folha de S. Paulo, 12/11/2005.



a) Crie uma frase com a palavra "obesidade" que possa ser acrescentada ao final do 2º parágrafo sem quebra de coerência.
Em relação à obesidade não poderia ser diferente, somente aqueles que cometem o pecado da gula apresentariam tal mal.
Rafaela

(Fuvest 2004)
Conversa no ônibus
Sentaram-se lado a lado um jovem publicitário e um velhinho muito religioso. O rapaz falava animadamente sobre sua profissão, mas notou que o assunto não despertava o mesmo entusiasmo no parceiro. Justificou-se, quase desafiando, com o velho chavão:
- A propaganda é a alma do negócio.
- Sem dúvida, respondeu o velhinho. Mas sou daqueles que acham que o sujeito dessa frase devia ser O NEGÓCIO.



a) A palavra ALMA tem o mesmo sentido para ambas as personagens? Justifique.
A palavra alma não apresenta o mesmo sentido para os personagens. Para o jovem, alma é a parte mais importante, a essência fundamental de algo. Já para o velhinho, alma tem a ver com a sua visão religiosa, sendo o princípio da vida, o espírito.
João Ricardo

b) Seguindo a indicação do velhinho, redija a frase na versão que a ele pareceu mais coerente.
A propaganda é o negócio da alma.
Vanessa Alves

(Fuvest 1999)
O cheque em branco que o eleitor passa ao eleito é alto demais, faz parte da condição mesma de candidato expor-se ao escrutínio público e abrir mão de uma série de prerrogativas, entre elas a privacidade.
("Folha de S. Paulo", 03/09/98)



a) Há algum problema de coerência na expressão ALTO DEMAIS, dado o contexto lingüístico em que ela ocorre? Justifique sua resposta.
Mesmo sendo uma expressão ambígua, "alto demais"(...) no contexto em que está aplicada há um problema de coerência porque não existe um cheque alto demais em branco.
Aguinaldo Santos

b) Qual é, no texto, a relação de sentido entre PRERROGATIVAS e PRIVACIDADE?
Pode-se entender que prerrogativas indicam as vantagens que o eleito possuía antes, entre elas o fato de ter privacidade em sua vida (pessoal ou profissional).
Guilherme

Exercícios de Escrita VII

Baseie-se nos contos de Circuito Fechado, de Ricardo Ramos, para escrever uma narrativa curta que siga a mesma estrutura. Trabalhe bem a coerência, a fim de que sua redação vá além de um amontoado de palavras/ frases soltas.

Muito prazer. Por favor, quer ver o meu saldo? Acho que sim. Que bom telefonar, foi ótimo, agora mesmo estava pensando em você. Puro, com gelo. Passe mais tarde, ainda não fiz, não está pronto. Amanhã eu ligo, e digo alguma coisa. Guarde o troco. Penso que sim. Este mês, não, fica para o outro. Desculpe, não me lembrei. Veja logo a conta, sim? É uma pena, mas hoje não posso, tenho um jantar. Vinte litros, da comum. Acho que não. Nas próximas férias, vou até lá, de carro. Gosto mais assim, com azul. Bem, obrigado, e você? Feitas as contas, estava errado. Creio que não. Já, pode levar. Ontem aquele calor, hoje chovendo. Não filha, não é assim que se faz. Onde está minha camisa amarela? Às vezes, só quando faz frio. Penso que não. Vamos indo, naquela base. Que é que você tem? Se for preciso, dou um pulo aí. Amanhã eu telefono e marco, mas fica logo combinado, quase certo. Sim, é um pessoal muito simpático. Foi por acaso, uma coincidência. Não deixe de ver. Quanto mais quente melhor. Não, não é bem assim. Morreu, coitado, faz dois meses. Você não reparou que é outra? Salve, lindos pendões. Mas que esperança. Nem sim, nem não, muito pelo contrário. Como é que que eu vou saber? Antes corto o cabelo, depois passo por lá. Certo. Pra mim, chega. Espere, mais tarde nós vamos. Aí foi que ele disse, não foi no princípio, quem ia advinhar? Deixe, vejo depois. Sim, durmo de lado, com uma perna encolhida. O quê? É, quem diria. Acredito que sim. Boa tarde, como está o senhor? Pague duas, a outra fica para o mês que vem. Oh, há quanto tempo! De lata e bem gelada. Perdoe, não tenho miúdo. Estou com pressa. Como é que pode, se eles não estudam? Só peço que não seja nada. Estou com fome. Não vejo a hora de acabar isto, de sair. Já que você perdeu o fim-de-semana, pôr que não vai pescar? É um chato, um perigo público. Foi há muito tempo. Tudo bem, tudo legal? Gostei de ver. Acho que não, penso que não, creio que não. Acredito que sim. Claro, fechei a porta e botei o carro par dentro. Vamos dormir? É, leia que é bom. Ainda agosto e esse calor. Me acorde cedo amanhã, viu?

(Ricardo Ramos)



"Eu tentei. Sinto muito. Não. Tarde. Tarde demais. Cabeça. Encéfalo. Três horas na sala. Não foi possível. Quer doar? Sinta-se à vontade. Claro! Pense. Não demore. Também não entendo. É a vida... Exagero, a morte é um exagero."
Luciene Santos

Bem-vindo(a)! A entrada é por aqui. É preciso aguardar nove meses. Seu passaporte está pronto. Embarque na Estação da Vida! Quanta gente. Esta é a sua mãe, aquele é seu pai. O homem de branco que acendeu a luz. Atenção! Acuidade é necessária. Mundo novo à vista. Trabalho de parto foi a primeira conquista. Pessoas diferentes, estradas inconsequentes. Duas direções. Esquerda ou direita? Se fosse você não pensaria duas vezes. Planeta estranho. Ser mata ser da mesma espécie. Crueldade é o esquema da cidade. Pobre e rico. Opostos nem sempre se atraem. Se a cidade é bonita? Não importa. A essência da vida não é a beleza e sim quem faz. Somente a riqueza é movida por nós. Muitos carros na avenida, poluição no ar. O cotidiano na cidade parece nunca parar. A diplomacia do mundo não é mais aperto de mão. Os raios solares não iluminam a solução. A Lua só traz perdição. A paz emerge no exílio do coração. Guerras circulam em torno da razão. Ei, a saída é por aqui! A visita à Terra finalizou. Duração? Uma vida inteira. Experiências? Um prazer constante que levou à morte.
Camila Moraes Paulino