quinta-feira, 11 de março de 2010

2010 - Aula 2: Os conceitos de texto


2. Defina o(s) interlocutor(es) da propaganda abaixo. Quais são os recursos utilizados para convencê-lo da qualidade superior do material divulgado?

Nós, da Editora X, entendemos muito bem o que significa, para você, professor, ensinar. É parte da sua vida. E nós entendemos porque ensinar também faz parte da nossa. Com 36 anos de história em educação, os livros didáticos que oferecemos são o resultado da experiência acumulada em sala de aula, por professores como você. Por isso nossos livros são feitos com tanta clareza, simplicidade e inteligência. Porque são feitos da mesma matéria-prima que alimenta o seu dia-a-dia: amor pelo ensino.

Livros Didáticos X.
Feitos por quem ama ensinar.


Os interlocutores da propaganda são os professores preocupados com a qualidade de suas aulas, e, consequentemente, interessados em bons materiais didáticos. A interlocução se dá de forma bastante direta ("entendemos muito bem o que significa, para você, professor, ensinar"), causando a identificação imediata com seu público-alvo. Os recursos de persuasão utilizados pela peça publicitária são o espelhamento com seu interlocutor ("entendemos muito bem o que significa, para você, professor, ensinar. É parte da sua vida. E nós entendemos porque ensinar também faz parte da nossa."), a tradição no mercado ("Com 36 anos de história em educação"), o material didático que é preparado levando em consideração as dificuldades dos professores ("os livros didáticos que oferecemos são o resultado da experiência acumulada em sala de aula, por professores como você.") e a excelência dos livros em termos de "clareza, simplicidade e inteligência."

Nenhum comentário: