terça-feira, 21 de agosto de 2012

Produção de Textos - Aulas 7 e 8 - A sequência dialogal; os tipos de discurso


Tema Redação – IBMEC 2010
Reflita sobre as ideias apresentadas no texto a seguir e desenvolva uma dissertação em prosa.

“Se for ao parlamento, posso ocupar a tribuna?
- Podes e deves; é um modo de convocar a atenção pública. Quanto à matéria dos discursos, tens à escolha: - ou os negócios miúdos, ou a metafísica política, mas prefere a metafísica.
Os negócios miúdos, força é confessá-lo, não desdizem daquela chateza de bom-tom, própria de um medalhão
acabado; mas, se puderes, adota a metafísica; - é mais fácil e mais atraente. Supõe que desejas saber por que
motivo a 7ª companhia de infantaria foi transferida de Uruguaiana para Canguçu; serás ouvido tão-somente pelo ministro da guerra, que te explicará em dez minutos as razões desse ato. Não assim a metafísica. Um discurso de metafísica política apaixona naturalmente os partidos e o público, chama os apartes e as respostas. E depois não obriga a pensar e descobrir. Nesse ramo dos conhecimentos humanos tudo está achado, formulado, rotulado, encaixotado; é só prover os alforjes da memória. Em todo caso, não transcendas nunca os limites de uma invejável vulgaridade.”
(Teoria do Medalhão, de Machado de Assis)

Conforme indicado nas folhas de rascunho e de redação, utilize o próprio tema como título de sua dissertação.

Tema/Título: Transcendendo os limites da vulgaridade

Foi-se a época em que as pessoas realmente acreditavam e lutavam por suas ideologias. Atualmente os revolucionários deixaram as ruas e a frente dos prédios públicos para se manifestar via internet, confortavelmente em suas casas. 
Agora se seguem outras tendências ideológicas - a cada mês surge uma nova ideia pela qual "vale a pena lutar", banalizando o ato da manifestação popular. Antigamente, as ideologias eram construídas - hoje, elas são embutidas nas mentes das pessoas.
O que antes era um diferencial, hoje não passa de cultura de massas e, como ferramenta essencial para alastrar a vulgaridade das ideologias, existe a globalização - que, ao invés de disseminar conhecimentos e promover a interação de diferentes culturas, se preocupa em estabelecer padrões e homogeneizar os pensamentos.

(Fernanda Devecchi)

 

Nenhum comentário: