quinta-feira, 8 de abril de 2010

Aula 3 - Exercícios de interpretação: a identificação de pressupostos e implícitos


Exercícios de escrita:

1. Identifique os pressupostos e/ou implícitos contidos nos ditados populares abaixo. Justifique suas respostas.

a) Deus ajuda quem cedo madruga.
Na frase, há o implícito de que apenas aqueles que levantam cedo recebem o auxílio divino. Se houvesse um pressuposto, haveria uma marca para reforçar essa exclusividade ("Deus ajuda apenas/ unicamente/ só quem cedo madruga").

b) Casa de ferreiro, espeto de pau.
"Implícito, se a casa é de ferreiro o espeto deveria ser de ferro, pois se ele tem essa habilidade, poderia usá-la a seu favor." (Bruna S. Rocha)

c) Quem vê cara não vê coração.
O implícito presente na frase é que as pessoas que se preocupam unicamente com a beleza física (exterior) não vêem o verdadeiro caráter de uma pessoa (interior). Trata-se de um implícito porque esta relação não está especificada literalmente e, portanto, pode ser negada.

d) Quem semeia vento colhe tempestade.
O implícito presente na frase é que quem aprecia causar confusões terá muitos problemas como consequências de seus atos. Apesar de se tratar de uma interpretação consagrada do ditado, nada está especificado nesta frase metafórica: estamos lidando, portanto, com implícitos.

e) Filho de peixe, peixinho é.
É possível analisar que está pré-suposto a este enunciado o fato de todo peixe ser filho de peixe. Contudo, o ditado vai muito além de sua interpretação literal: o que está em jogo (e fica implícito na frase) são as características passadas irremediavelmente de pai para filho.

f) Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura.
O que fica implícito na frase é que a paciência e a persistência podem levar ao alcance de objetivos. Considerado literalmente, o ditado perde seu sentido original - ou seja, o que ficou consagrado nesta frase foram seus implícitos.

2 comentários:

Marcus Costa disse...

Olá professora. Qual é o implícito da propaganda?

"Não pare na faixa de pedestres, não fure o sinal fechado, não feche o cruzamento. Você está num carro europeu."

Agradeço a resposta.
marcusfilipe@gmail.com

Bruno Guerra disse...

Está implícito que, por se tratar de um carro europeu, o condutor deve respeitar as normas de trânsito.