sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Redação ITA 2010 - Dissertação

INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO 

A charge reproduzida abaixo circulou pela rede Internet. Com base nas ideias sugeridas pela charge, redija uma dissertação em  prosa, na folha e ala destinada, argumentando em favor de um ponto de vista sobre o tema. A redação deve ser feita com caneta  azul ou preta.

Na avaliação de sua redação, serão considerados:
a) clareza e consistência dos argumentos em defesa de um ponto de vista sobre o assunto;
b) coesão e coerência do texto; e
c) domínio do português padrão.

Atenção: A Banca Examinadora aceitará qualquer posicionamento ideológico do candidato.



Redação - Isabela Cristina Almeida

A partir do momento em que nascemos e somos inseridos na sociedade, nosso primeiro e mais concreto exemplo de postura a ser seguida são nossos pais. Deles receberemos os valores morais que teremos como certos ao longo de toda nossa formação, e grande maioria também será levada na nossa consciência na vida adulta.

Entretanto, o papel da família tem deixado de exercer sua função orientadora e assumido caráter superprotetor na criação dos filhos: temerosos do mundo, os pais não notam que esse zelo demasiado implica negligenciar a diferenciação das concepções de certo e errado e as escondem. Essa política que toma o lugar da iniciativa dos filhos tem um dos seus reflexos mais claros na inversão dos valores de responsabilidade dos pais e no sistema falho de educação que vivenciamos nas escolas nos dias de hoje.

Outro fato relevante na queda de qualidade do ensino é o descaso do próprio sistema: não há interesse em estimular linhas de pensamento individuais e formar seres capazes de articular suas próprias ideias. A educação vinda das escolas assumiu um caráter de adestramento intelectual coletivo.

O crescimento desordenado desses portadores de superficialidade acadêmica implica também um conhecimento elistista, em função da detenção do verdadeiro saber por poucas pessoas. Claramente, isso afasta as classes sociais para posições cada vez mais antagônicas e cria um abismo entre o que é educação e o que é conhecimento. As pessoas se tornam cada vez mais confortáveis em negligenciar sua própria intelectualidade e aceitam que não sabem sobre determinado aspecto porque não lhes foi ensinado na escola. As famílias concordam que a escola deveria educar seus filhos, é claro. Andam tão indisciplinados, esses meninos.






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