quinta-feira, 31 de março de 2011

Aula 2. Exercícios de vestibulares - Correção III


Sobre a noção de interlocutor

(Universidade Estadual da Paraíba 2011)

- Não deixe sua cadela entrar na minha casa de novo. Ela está cheia de pulgas.
- Diana, não entre nessa casa de novo. Ela está cheia de pulgas.

Em relação à interlocução que se estabelece na piada acima, analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) O termo “ela” nas duas falas dos interlocutores faz alusão aos mesmos referentes, considerando-se a comicidade na construção de sentido do texto.
( ) O humor da piada se efetiva, em razão da ambigüidade causada pelo pronome “ela”, o que ocasiona o desfecho do diálogo.
( ) A referenciação contida no texto, por meio do termo “ela”, estabelece um exemplo de coesão anafórica.

Resposta: F/V/V

A primeira afirmação não é possível: o termo "ela" faz alusão a referentes distintos (cadela/ casa). É a confusão entre os referentes que causa o humor do texto.

A segunda afirmação está correta: o humor se efetiva em função da ambiguidade do pronome "ela", o que faz com que o dono da cadela Diana pense que a casa de seu interlocutor está cheia de pulgas e por isso não é um ambiente adequado ao seu animal de estimação.

A terceira afirmação também está correta. A coesão anaafórica é aquela que retoma algo dito anteriormente. Assim, o pronome ela pode retomar tanto "cadela" quanto "casa", termos citados anteriormente nas falas dos dois interlocutores.

Nenhum comentário: