terça-feira, 21 de junho de 2011

Aula 7: A coesão textual

Exercícios de vestibulares:

(PROVA AFTN/RN 2005)
Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna correspondente provoca defeito de coesão e incoerência nos sentidos do texto.

A violência no País há muito ultrapassou todos os limites. ___1___ dados recentes mostram o Brasil como um dos países mais violentos do mundo, levando-se em conta o risco de morte por homicídio.
Em 1980, tínhamos uma média de, aproximadamente, doze homicídios por cem mil habitantes. ___2___, nas duas décadas seguintes, o grau de violência intencional aumentou, chegando a mais do que o dobro do índice verificado em 1980 – 121,6% –, ___3___, ao final dos anos 90 foi superado o patamar de 25 homicídios por cem mil habitantes. ___4___, o PIB por pessoa em idade de trabalho decresceu 26,4%, isto é, em média, a cada queda de 1% do PIB a violência crescia mais do que 5% entre os anos 1980 e 1990.
Estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que os custos da violência consumiram, apenas no setor saúde, 1,9% do PIB entre 1996 e 1997. ___5___ a vitimização letal se distribui de forma desigual: são, sobretudo, os jovens pobres e negros, do sexo
masculino, entre 15 e 24 anos, que têm pago com a própria vida o preço da escalada da violência no Brasil.

(Adaptado de http:// www.brasil.gov.br/acoes.htm)



a) 1 – Tanto é assim que
b) 2 – Lamentavelmente
c) 3 – ou seja
d) 4 – Simultaneamente
e) 5 – Se bem que

Resposta: As lacunas no texto ocultam palavras e expressões que atuam como conectores – ligam orações estabelecendo relações semânticas entre os períodos. A banca sugere algumas opções de preenchimento.

Dessas, a única que não atende ao solicitado é a de número 5, uma vez que a expressão “Se bem que” deveria introduzir uma oração de valor concessivo, estabelecendo, assim, idéia contrária à que foi apresentada até então pelo texto.

Verifica-se, contudo, que o que se segue ratifica as informações anteriores ao fornecer dados complementares às estatísticas sobre homicídios. Sendo aceita a sugestão da banca, a coerência textual seria prejudicada. Por isso, o gabarito é a opção E.


(in: http://www.mundovestibular.com.br/articles/2586/1/COESAO-E-COERENCIA-TEXTUAL/Paacutegina1.html)

(Fuvest 2008) Jornalistas não deveriam fazer previsões, mas as fazem o tempo todo. Raramente se prestam ao trabalho de prestar contas quando erram. Quando o fazem não é decerto com a ênfase e destaque conferidos às poucas previsões que acertam. Marcelo Leite – Folha de São Paulo



a) Reescreva o texto:” Jornalistas não deveriam fazer previsões, mas as fazem o tempo todo”, iniciando-o com “Embora os jornalistas...”
Embora os jornalista não deve(ssem) fazer previsões, as fazem o tempo todo.
Matheus Mistrinel

b) No trecho “Quando o fazem não é decerto com a ênfase (...)”, a que idéia se refere o termo grifado?
Refere-se ao ato de fazer previsões.
Grazi

(Fuvest 2007)
Preciso que um barco atravesse o mar
lá longe
para sair dessa cadeira
para esquecer esse computador
e ter olhos de sal
boca de peixe
e o vento frio batendo nas escamas.
(...)
Marina Colasanti, Gargantas abertas.

Gosto e preciso de ti
Mas quero logo explicar
Não gosto porque preciso
Preciso sim, por gostar.
Mário Lago, www.encantosepaixoes.com.br



a) Nos poemas acima, as preposições "para" e "por" estabelecem o mesmo tipo de relação de sentido? Justifique sua resposta.
Não, no primeiro poema o "para" é usado com o sentido de indicar finalidade.
Matheus Mistrinel

Complementando:
Agora a preposição "por" instaura uma condição.
Camila de Moraes Paulino

b) Sem alterar o sentido do texto de Mário Lago, transcreva-o em prosa, em um único período, utilizando os sinais de pontuação adequados.
Gosto e preciso de ti, mas quero logo explicar: não gosto porque preciso; preciso sim, por gostar.
Camila de Moraes Paulino

(Fuvest 2007) Americanos e russos se unem para salvar baleias no Ártico. Eis um episódio de época, mostrado na TV, nos anos 80, com toda a sua marca mitológica. Um dos mais primitivos povos da terra, os esquimós, lança um apelo que mobiliza as potências rivais, com sua técnica, em favor dos animais ameaçados de extinção. O pacifismo e a ecologia encontraram por fim uma narrativa modelar, que curiosamente inverte os termos da cumplicidade original, quando os animais é que auxiliavam os homens a enfrentar os perigos da natureza.
Paulo Neves, Viagem, espera.



a) Destaque do texto os segmentos que concretizam o sentido de pacifismo e o de ecologia.
O segmento que caracteriza o sentido de pacifismo é o "se unem" e o que caracteriza o sentido de ecologia é o "salvar baleias".
Matheus Mistrinel

b) "(...) os animais é que auxiliavam os homens a enfrentar os perigos da natureza".
Reescreva a frase acima, de modo que fique expressa a inversão dos termos da cumplicidade original, a que se refere o autor.
Os homens é que auxiliavam os animais a enfrentar os perigos da natureza.
Vanessa Alves

Exercícios de escrita VIII

Alguns escritores brincam com a linguagem ao escreverem romances, contos, poemas em que todas as palavras começam com uma mesma letra (procedimento chamado tautotrix).



Para treinar a coesão, conte uma pequena história utilizando este recurso.


Sentiu-se sozinho, salientou sofrer sentimentalmente. Sensação sólida: solidão.
Camila de Moraes Paulino

Drogas: Distúrbios devidos duplicação de diversos dramas.
Grazi

Desserviço desnecessário
Damas desgringoladas desnudam-se defronte de deformados. Dondocas doninhas... Dopadas, dançam debochando da década decadente: déficit de dólares deixaram-nas desvairadas. Doravante, deixaram doentes divertirem-se dentro delas. Doravante, DSTs, dejetos, diureses, depilações deturparam-nas, dizimaram-nas. Destarte, desvanecerão desvalidas, desprezadas. Devassidão diuturna desnecessária!
João Ricardo

Nenhum comentário: