terça-feira, 21 de junho de 2011

Exercício de Revisão do Módulo de Interpretação de Textos: Análise de embalagens

Cacau em pó solúvel



A embalagem do cacau em pó apresenta um texto com linguagem mista, porque possui elementos verbais e não-verbais que remetem à ideia de chocolate. Por exemplo: o nome "cacau em pó solúvel" é semelhante à cor da embalagem.
Pela marca do produto ser, durante muitos anos, referencial de chocolate, o consumidor, ao observar a embalagem, logo identifica a substância característica do contexto. O logotipo da caixa faz pensar que é direcionada ao público jovem, sendo "Garoto" um nome que lembra adolescência, uma época consumista da delícia marrom e também tem como público alvo pessoas envolvidas com a culinária, que querem ter uma sobremesa de boa qualidade. Sendo assim, o slogan da marca "O chocolate que dá certo" transmite a ideia de que é o único produto pós-preparo que gera o resultado esperado.


Nescau 1986



A Nestlé é francesa e a edição histórica da embalagem é azul, branca e vermelha, que são as cores da bandeira da França.
A frase de efeito sempre foi: "Energia que dá gosto", o que mostra uma tradição do Nescau. Hoje a tampa é vermelha, uma vez que na gastronomia vermelho simboliza energia e abre o apetite.
Na visualização há um copo representando crianças e jovens e a xícara representando adultos e mais velhos.


Sonho de Valsa - Edição Especial



A embalagem do Sonho de Valsa simboliza basicamente o amor. Isso é facilmente notado devido ao formato de coração.
A mistura dos chocolates preto e branco representa a mistura do amor entre duas pessoas, que é também simbolizada pela dança entre o casal.
É possível analisar também um certo tipo de preconceito, pois o casal é heterossexual de pessoas brancas. E a valsa é uma dança de origem nobre, dançada originalmente pelos brancos.
Foi feito para ser dado de presente à uma mulher, pois a embalagem é um coração cor-de-rosa.


Nescau 1932



Nós analisamos uma lata de Nescau na qual percebemos que após 90 anos de mercado, a marca lançou o seu produto com uma embalagem comemorativa, mesmo com o seu design moderno. Apresenta assim uma coloração antiga remetendo ao ano de 1932, que fez parte do início da industrialização do Brasil, tendo, como principal objetivo mostrar ao público que seu produto é forte, é bom, gostoso e nutritivo, e por isso que já está há um século no mercado.
Usa a figura de uma empregada sombreada, pois na época a empregada era discriminada e sem valor perante à sociedade. Na embalagem, a empregada só serve para demonstrar o produto.


Pasteizinhos



O produto está associado com sua imagem. Pois na embalagem se faz uma propaganda da qualidade do produto, que está no mercado consumidor há 60 anos.
Essa propaganda passa aideia de algo tradicional, bom e prático. As instruções são fornecidas através de um texto simples.
As cores aplicadas, como o amarelo e o vermelho, remetem à fome. E o azul remete à leveza do produto em sua composição. Além disso, a embalagem não prejudica o meio ambiente por poder ser reciclada.


Gillete Ice



O aparelho de barbear masculino, vendido em toda a América Latina, tem design moderno, com público alvo de homens com pele sensível. A ambiguidade encontrada no produto é o ICE, que em inglês significa gelo e para reforçar que o produto é refrescante, a embalagem impõe a ideia de refrescância, contendo o azul e os flocos de gelo.
O publicitário buscou chamar a atenção para a marca e para a qualidade do produto, e colocou o 3 como destaque, três lâminas e 3 vezes mais lubrificação.
As comparações feitas são todas em relação ao produto de 2 lâminas, as frases em negrito são as mais importantes, são para chamar a atenção do consumidor e destacam o "melhor descartável da Gillete", querendo dizer que é a melhor prestobarba (top de linha). O "novo" ao canto do produto é em relação ao ICE.
O aparelho é mais visado ao mercado externo, pois na embalagem o espanhol vem antes do português.

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