domingo, 6 de maio de 2012

Produção de Textos. Aula 4 - Reescrita (tema bajulação - Unesp 2012)



           A natureza humana tem o desejo de se sentir bem consigo mesma; desse modo, as bajulações conferem-lhe maior força. Contudo, tais atitudes podem provocar o autoengano.
            São famosos os bajuladores que, através da maneira de falar, tentam cativar outras pessoas com o intuito de atingir metas pessoais, seja no trabalho, na escola ou em outro ambiente social.
            Como foi analisado na pesquisa da University of Science and Technology, o cérebro humano é estimulado quando ocorrem situações que envolvem elogios, mesmo que sejam claramente motivados por interesses, o que mostra a necessidade do ser humano de ter seu ego aumentado.
            Situações de “puxa-saquismo” sempre ocorreram na história da humanidade, tanto na época do trovadorismo como nos tempos atuais, podendo ser notadas através das novelas, teatros, textos como o de Machado de Assis e muitos outros, o que mostra como tais atos são comuns a todos, e portanto não devem ser julgados e condenados.
            Contudo, é importante que todos tenham sua própria autoestima, sendo realistas sobre si, para evitar o autoengano, e tendo também o cuidado de não julgar os outros de forma errada.

(Carla Yonekura Faile)

Nenhum comentário: