quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aula 10 - Análise de problemas estruturais na narrativa: a presença de inverossimilhanças e clichês


Tema: A bela das ruas (cf. postagem de maio)

Silvana Morais

Muito mais que uma história comovente

Hoje, depois de muito tempo passado, Fernanda, aquela moça conhecida como a "Bela das Ruas", descoberta por Mônica Bergamo, em uma de suas colunas na Folha de São Paulo, se encontra novamente em uma situação completamente diferente da que pensávamos ter. Como de praxe, repercutiu no Fantástico, na Márcia Goldsmith, em vários programas de tv, onde deu audiência, onde ganharam muito dinheiro em cima da história da pobre moça, fez book, estudou e ganhou uma casa por um ano (...), o que passa muito rápido!
Fernanda tirou proveito de tudo nesse meio tempo de um ano, porém, o tempo passou. Fernanda foi esquecida, a promessa de ser uma capa de revista não foi concretizada. Seu marido está trabalhando, sustentando o aluguel e a alimentação. O filho, Caio, estuda em uma ecsola pública e a "Bela das Ruas" trabalha em uma loja de conveniência, de onde tira dinheiro para seus estudos.
Agora, seu sonho não é mais ser uma top, ou simplesmente ser reconhecida por sua beleza, mas sim por sua inteligência e competência. Quer ser reconhecida futuramente como "doutora Fernanda". Todos a esqueceram, mas nós, novamente da Folha de São Paulo, não podíamos deixar uma história que deu tanta repercussão ser deixada de lado - não apenas a história em si, mas também seus personagens, que não podem ser esquecidos de tal forma, como se fossem máquinas de ganhar dinheiro.

Nenhum comentário: