quinta-feira, 29 de julho de 2010

Aula 8 - Foco narrativo e personagem


Unicamp 2006

Com o auxílio de elementos presentes na coletânea, trabalhe sua narrativa a partir do seguinte recorte temático:
Os meios de transporte sempre alimentaram o imaginário das pessoas em todas as fases da vida.
Desde a infância, os brinquedos e jogos exprimem e estimulam esse imaginário.
Instruções
1) Imagine a história de um(a) personagem que, na infância, era fascinado(a) por um brinquedo ou jogo representativo de um meio de transporte.
2) Narre a origem do encanto pelo brinquedo e o significado (positivo ou negativo) que esse encanto teve na vida adulta do(a) personagem.
3) Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.

Silvana Morais


Quando ainda pequeno, me imaginava pilotando um avião, ficava fissurado quando ia com meu pai assistir àquelas belas apresentações de aviões de caça. Gostava do que via e sentia.
Ainda me lembro como se fosse ontem quando fiz meu primeiro teste, de aviador. Estava me preparando há muito tempo, tanto fisicamente como psicologicamente. O desespero de não conseguir era enorme: aquele era meu momento, a minha hora! Não conseguia enxergar mais ninguém, só (podia) sentir e ver um infinito para sobrevoar. (...) Era meu sonho sendo realizado. Por fim, (alcancei meu objetivo), trabalhei por muitos anos, fui reconhecido, fiz muitos amigos, construí minha vida, meu futuro...
Hoje aqui estou eu sentado, mas não em um banco de caça, e sim em uma cadeira de rodas, escrevendo sobre tudo aquilo por que passei, tudo aquilo que vivi. Minha vida era pilotar, me sentia livre como um pássaro quando estava nas alturas com meu caça - (Lassie, o nome da minha mãe). Ah! éramos reconhecidos.
O que houve comigo? Sofri um acidente no céu, estava em uma apresentação, ouvia todos me aplaudindo, era mais um belo domingo, quando, sem saber ao certo o que me aconteceu, perdi o controle de Lassie. Quando acordei, estava em uma cama de hospital, sem sentir minhas pernas.
Hoje, não mais piloto, mas estou (sempre) assistindo, de camarote, às apresentações de meu filho, que supostamente, é igual ao pai...

Nenhum comentário: