segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aula 10 - Análise de problemas estruturais na narrativa: a presença de inverossimilhanças e clichês


Unicamp 2005

Trabalhe sua narrativa a partir do seguinte recorte temático:
Ouvir rádio é uma prática comum na sociedade moderna. O rádio é um veículo que atinge o ouvinte em muitas situações: o radinho na cozinha que acompanha as refeições, o rádio no ônibus, no campo de futebol, no carro, na lanchonete, o rádio-relógio no quarto de dormir, o walkman na caminhada, o rádio na Internet. O rádio é o companheiro de toda hora.

Instruções:
• Imagine a história de um(a) ouvinte para quem o rádio é essencial;
• Narre as circunstâncias em que o rádio se tornou importante na vida desse(a) personagem;
• Construa sua narrativa em primeira ou em terceira pessoa.

Bianca Pereira

Voz do Coração

Sônia, uma mulher de 49 anos, moradora de um bairro humilde de Itabuna, Bahia: desempregada, vivia com o que conseguia ganhar vendendo materiais recicláveis. Tinha uma filha que fora para São Paulo fazia um ano, para tentar uma vida melhor. Seu marido morrera na enchente que havia ocorrido há quase seis meses e que destruíra toda a sua casa. (...) Aos poucos, estava tentando retomar a sua vida.
Como fazia pouco tempo desde a tragédia, Dona Sônia havia conquistado poucas coisas. Além de uma casinha bem simples e alguns móveis, tinha uma coisa (...) essencial: era seu radinho de pilha. Como não possuía tv, ele era sua companhia. Com ele, (...) não se sentia tão só, mesmo estando sem marido e filha. Levava-o para onde ia. Com seu radinho, ela ficava a par das notícias e sabia do clima: se ia chover, se ia ficar muito quente ou frio. E assim, se preparava melhor para todas as situações. Quando ficava sabendo que em São Paulo haveria muito frio ou chuva, logo se preocupava com a filha. Havia tentado contato várias vezes, tinha conseguido antes da enchente, mas depois (...) não mais, o que deixava Dona Sônia (...) angustiada.
Um certo dia, ouvindo seu radinho, como de costume, no horário de notícias ela se deparou com a seguinte: "A jovem Priscila Silva, de 19 anos, natural de Itabuna, Bahia, moradora de rua de São Paulo, procura a mãe, Sônia Aparecida Silva, que mora em Itabuna, com a qual há alguns meses perdeu contato e pede ajuda urgentemente. Priscila saiu de Itabuna em busca de uma vida melhor há quase um ano, mas faz cinco meses que está morando na rua por falta de condições. Ela pede que, se sua mãe estiver ouvindo ou para alguém que a conheça avisá-la de sua situação e que entre em contato com a rádio local (...).
Assim que ouviu a notícia, Dona Sônia foi correndo à rádio da cidade e lá entrou em contato com a filha. E, com a ajuda do pessoal da rádio, que se sensibilizou com a história, Priscila pode voltar para casa. E, juntas, mãe e filha foram retomando suas vidas.

Nenhum comentário: