quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aula 7 - Leitura e entendimento de narrativas


Escolha um dos enredos apresentados abaixo e a partir dele redija uma narrativa de 30 linhas, procurando evitar os clichês.

Desejo de Uma Noite de Verão: Em meio ao mundo do teatro, no calor do desejo de uma noite de verão, todos os escrúpulos foram deixados de lado, quando Nicholas e Alandra experimentaram o doce êxtase de um amor mais empolgante do que qualquer romance encenado nos palcos…

Jéssica Aparecida de Almeida

Carina: O enredo da Jéssica é bastante interessante também. Na sua história, Nicolas é um rapaz que, aos 40 anos, ainda é virgem. Por fim, sua avó decide contratar uma garota de programa (notem a originalidade e negação de clichês), Alandra. Pelo desempenho fantástico de Nicholas, ele é convidado a se prostituir também, e assimse torna "um garoto de programa, mais cobiçado da cidade".

Thayanny de Morais Siqueira:

Ritmo irritante

Era como se Nicholas pudesse viver uma vida que o levava além de personagens supérfluos e vazios que casualmente interpretava nos palcos. Aqueles que se apaixonavam, lutavam e ao final acabavam com um “Felizes para sempre”. Uma falsa hipótese, assim (...) acreditava.
Antes que pudesse mergulhar naqueles bobos devaneios, uma voz fina e estridente gritou seu nome do fundo do palco.
- Está tentando se lembrar de alguma fala?
Como de costume, ele a olhou encarando o largo sorriso que a morena sustentava em seu rosto. Era sempre assim. Antes mesmo que ele pronunciasse uma falsa desculpa, Alandra se levantou do banco cor de vinho e foi até a aparelhagem de som.
- Vamos lá! Ensaiar com música vai te animar mais!
Ela sorria para ele, levando uma de suas mãos à curvatura do pescoço do rapaz, que também sorria sem propósito. Ele mal sabia se sorria pela maneira desajeitada como ela se movia, ou pela música de ritmo irritante que tocava ao fundo.
- Sabe o que eu acho? – disse ele, passando no meio do palco, tirando a pequena mão que lhe apertava o pescoço – Que você não leva jeito para isso.
Para sua infelicidade, o sorriso nos lábios da moça abriu-se ainda mais, de maneira inocente e infantil. Ele riu de si mesmo, ao notar quão ridícula era aquela situação.
- Você diz isso porque não consegue me acompanhar.
Ela continuou, dançando (...) desajeitada, como ele estava acostumado a ver.
Estava certo. Amores que acabam com “Felizes para sempre”, melosas declarações de amor e toda bobagem que encenara nos palcos eram extremamente fúteis. Se divertia mais vendo a menina de sorriso infantil (...) dançar à sua frente, mesmo que a música de fundo durasse não mais que alguns minutos.

Um comentário:

Unknown disse...

'Ritmo irritante' muito criativo!