quinta-feira, 6 de maio de 2010

Aula 6 - Os exercícios da apostila


Exercícios de escrita:

Na apostila de questões:

* A questão do Chico Bento está resolvida e comentada na apostila de questões (questão 3 da prova).
* A questão 4 da prova de 2009 já foi comentada em sala na aula passada.
* Questão 9, item a).
* Questão 10, item a).
* Questão 11 (trabalha com a temática da intertextualidade).




Atividade:

Para cada uma das questões citadas acima:


* Comparar a resposta abaixo a média com a resposta acima da média e procurar justificar a nota atribuída a cada uma pela banca corretora da Unicamp.


(Unicamp 2009)

Débora Cardoso:

3.a) Na resposta abaixo da média o candidato cometeu um equívoco (...) esta troca fonética (...) não é empregada por todos os homens do campo (...). Na resposta acima da média, embora o candidato tenha dado uma resposta curta e sem exemplos, foi respondida a questão de uma forma correta, colocando-se o que era pedido.
b) Na resposta abaixo da média o candidato continuou com o mesmo pensamento que foi descrito na questão a, dizendo que este modo de falar é típico do interior brasileiro, além de dizer que esta linguagem é de cultura nacional e que caracteriza o Brasil. Se esta linguagem é de cultura nacional, ela não pode ser típica do interior brasileiro.
Na resposta acima da média o candidato menciona o fato de a utilização desta linguagem ser comem no momento da fala, além de dizer que ela não é exclusiva do universo rural, conseguindo assim responder corretamente a questão.

4. a) Na resposta abaixo da média, embora o candidato tenha entendido os sentidos contidos na frase, não fez o que era pedido, pois a questão pedia que fossem construídas frases (...) e não que fossem explicados seus sentidos.
Na resposta acima da média, o candidato entendeu corretamente o que se pedia na questão, conseguindo assim dar a resposta esperada.
b) Na resposta abaixo da média, o candidato colocou apenas a quem o “só” se ligava nas frases e deixou de dar exemplos e explicações de seu papel na frase. Na resposta acima da média, o candidato colocou o que se pedia, ou seja, disse a quem o “só” se ligava em cada uma das frases e comentou sobre os sentidos entendidos em cada um dos casos.

9. a) Na resposta abaixo da média o candidato cometeu uma falha de interpretação do capítulo, ele direciona a interpretação da metáfora a uma mulher e não à imaginação do narrador. Outra falha que o candidato comete é citar partes do capítulo em sua resposta e não colocá-los entre aspas.
Na resposta acima da média o candidato consegue interpretar o capítulo e explicar corretamente a metáfora empregada pelo narrador para caracterizar a sua imaginação.

10. a) Carina: Na resposta abaixo da média, o candidato compara os afazeres do carpinteiro com o do poeta, concluindo que o eu-lírico considera sua profissão mais trabalhosa, o que não é correto. Além disso, usa uma expressão incorretamente, afirmando que o “caso artístico” do eu-poemático é a “terra”. Na resposta acima da média, o candidato mostra que o Alberto Caeiro rejeita um trabalho de poeta que se assemelhe ao ofício do carpinteiro, uma vez que a poesia deve ocorrer naturalmente.

11. a) Na resposta abaixo da média o candidato não respondeu o que era pedido, pois, ao invés de utilizar palavras que explicassem os dois últimos significados da palavra exílio no poema, utilizou frases que além de tudo não eram corretas. Na resposta acima da média, o candidato colocou exatamente o que foi pedido na questão.
b) Na resposta abaixo da média o candidato colocou o que foi pedido de uma forma muito “pobre”, pois colocou poucos argumentos, deixando-a muito vaga. Na resposta acima da média, o candidato, além de citar como o eu-lírico imagina o lugar para onde quer voltar, cita também onde o eu-lírico está, ou seja, o período de guerras que ele está vivenciando, respondendo assim corretamente o que estava se
ndo pedido.

Nenhum comentário: