segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aula 11. Descrição - a construção de personagens e cenários


(Unicamp 1995)

Na coletânea abaixo, há elementos para a construção d eum texto narrativo em que se tematiza o relacionamento entre duas pessoas, o cruzamento de duas vidas. Sua tarefa será desenvolver essa narrativa, segundo as intruções gerais.

A tragédia deste mundo é que ninguém é feliz, não importa se preso a uma época de sofrimento ou de felicidade. A tragédia deste mundo é que todos estão sozinhos. Pois uma vida no passado não pode ser partilhada com o presente.
(Ana Lightman, Sonhos de Einstein, 1993)

Cena A: Um homem, uma mulher

- Uma mulher deitada no sofá, cabelos molhados, segurando a mão de um homem que nunca voltará a ver.
- Luz do sol, em ângulos abertos, rompendo uma janela no fim da tarde. (...) Uma imensa árvore caída, raízes esparramadas no ar, casca e ramos ainda verdes.
- O cabelo ruivo de uma amante, selvagem, traiçoeiro, promissor.
- Um homem sentadoi na quietude de seu estúdio, segurando a fotografia de uma mulher; há dor no olhar dele.
- Um rosto estranho no espelho, grisalho nas têmporas.
- As sombras azuis numa noite de lua cheia. O topo de uma montanha com um vento forte e constante.

Cena B: Um pai, um filho

- Uma criança à beira do mar, enfeitiçada pela primeira visão que tem do oceano.
- Um barco na água à noite, suas luzes tênues na distância, como uma pequena luz vermelha no céu negro.
- Um livro surrado sobre uma mesa ao lado de um abajur de luz branda.
- Uma chuva leve em um dia de primavera, um passeio que será o último passeio que o jovem fará no lugar que ele ama.
- Um pai e um filho sozinhos em um restaurante, o pai, triste, olhos fixos na toalha da mesa.
- Um trem com vagões vermelhos, sobre uma grande ponte de pedra, de arcos delicados, o rio que sob ela corre, minúsculos pontos que são casas à distância.

Instruções gerais:

- Escolha elementos de apenas uma das cenas apresentadas (A ou B), para construir: as duas personagens, o cenário, o enredo e o tempo de sua narrativa.
- O foco narrativo deverá ser em terceira pessoa.
- O desenvolvimento do enredo, a partir da cena escolhida por você, deverá levar em consideração o trecho de Ana Lightman, que introduz a coletânea.

(* os fragmentos das cenas A e B também foram extraídos do livro de Ana Lightman)

Júlio César Barboza:

A dor da distância


Ele sempre buscara refúgio à beira do mar para afogar suas mágoas, pois neste mesmo lugar foi onde sentira a dor da partida. Onde aprendeu também a arte de confrontar-se com a água e a vencer seus próprios limites.
(...) Todas as manhãs de domingo íamos juntos para dentro do imenso oceano, que nos convidava a compartilhar nossa imensa alegria. E aconteciam nessas mesmas manhãs finas chuvas que anunciavam a amarga partida de meu pai, aquele homem rude, mas sempre carinhoso e atencioso. Em uma certa manhã, quando seguíamos juntos em direção ao mar, se concretizou o aviso daquelas (...) chuvas. Um enorme barco ancorado a vinte metros da costa esperava por meu pai. Lá se foi ele em busca de minha mãe, que havia sumido quando dera a luz.
(...)
- Com quem irei confrontar o mar? (...) Com quem compartilharei minhas alegrias?
(...)
- Com o mar...
Um pequeno livro já velho e empoeirado me (faz recordar) doces lembranças (...). O simples livro que meu pai me deu, quando completei dez anos, assim como a chuva, me lembra da dor da distância. O mesmo (...) que eu sinto, meu pai, com certeza, (...) também sente. Ambos procuram uma felicidade à distância, revirando as páginas de um livro qualquer. (O som das folhas me lembra o ruído das) ondas do mar, (o que faz com que meu pai e eu fiquemos) cada vez mais próximos.

Nenhum comentário: