segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aula 11. Descrição - a construção de personagens e cenários


(Unicamp 1995)

Na coletânea abaixo, há elementos para a construção d eum texto narrativo em que se tematiza o relacionamento entre duas pessoas, o cruzamento de duas vidas. Sua tarefa será desenvolver essa narrativa, segundo as intruções gerais.

A tragédia deste mundo é que ninguém é feliz, não importa se preso a uma época de sofrimento ou de felicidade. A tragédia deste mundo é que todos estão sozinhos. Pois uma vida no passado não pode ser partilhada com o presente.
(Ana Lightman, Sonhos de Einstein, 1993)

Cena A: Um homem, uma mulher

- Uma mulher deitada no sofá, cabelos molhados, segurando a mão de um homem que nunca voltará a ver.
- Luz do sol, em ângulos abertos, rompendo uma janela no fim da tarde. (...) Uma imensa árvore caída, raízes esparramadas no ar, casca e ramos ainda verdes.
- O cabelo ruivo de uma amante, selvagem, traiçoeiro, promissor.
- Um homem sentadoi na quietude de seu estúdio, segurando a fotografia de uma mulher; há dor no olhar dele.
- Um rosto estranho no espelho, grisalho nas têmporas.
- As sombras azuis numa noite de lua cheia. O topo de uma montanha com um vento forte e constante.

Cena B: Um pai, um filho

- Uma criança à beira do mar, enfeitiçada pela primeira visão que tem do oceano.
- Um barco na água à noite, suas luzes tênues na distância, como uma pequena luz vermelha no céu negro.
- Um livro surrado sobre uma mesa ao lado de um abajur de luz branda.
- Uma chuva leve em um dia de primavera, um passeio que será o último passeio que o jovem fará no lugar que ele ama.
- Um pai e um filho sozinhos em um restaurante, o pai, triste, olhos fixos na toalha da mesa.
- Um trem com vagões vermelhos, sobre uma grande ponte de pedra, de arcos delicados, o rio que sob ela corre, minúsculos pontos que são casas à distância.

Instruções gerais:

- Escolha elementos de apenas uma das cenas apresentadas (A ou B), para construir: as duas personagens, o cenário, o enredo e o tempo de sua narrativa.
- O foco narrativo deverá ser em terceira pessoa.
- O desenvolvimento do enredo, a partir da cena escolhida por você, deverá levar em consideração o trecho de Ana Lightman, que introduz a coletânea.

(* os fragmentos das cenas A e B também foram extraídos do livro de Ana Lightman)

Jéssica Aparecida de Almeida:

Consequência da liberdade

Sentado em um estúdio, Roberto observava a foto de Mariana. Olhos cheios de lágrimas, mãos trêmulas, cabeça baixa. O sentimento de impotência fazia com que se tornasse cada vez mais fracassado.
Roberto se recordava daquela tarde. A luz do sol entrava pela janela, (enquanto) uma vontade incontrolável o possuía: subir a montanha. Era como se algo o chamasse.
Imensa liberdade. Vento forte que o tornava parte do lugar. Uma ideia: pular de asa-delta. Foram os dois, Roberto e Mariana.
Equipamento pronto, um salto. Roberto fechou os olhos. Voltava ao passado e se tornava uma criança. Uma felicidade contagiante o dominava: era como se suas preocupações nunca tivessem existido.
(...) Um grito acabou com sua alegria: Mariana havia se desprendido. Roberto tentou pegá-la, mas foi inútil.
Agora Mariana estava em coma. A fotografia dela trazia apenas sofrimento ao olhar de Roberto. Que iria se sentir culpado por toda a vida.


Nenhum comentário: