segunda-feira, 17 de maio de 2010

Aula 9 - Tempo e Espaço


Unicamp 2009

Os movimentos organizados em defesa dos animais têm sensibilizado uma parcela da sociedade, que busca adotar novas condutas, coerentes com princípios de responsabilidade em relação às diversas espécies.

Instruções:
1- Imagine uma personagem que decide mudar de hábitos para ser coerente com sua militância em defesa dos animais.
2- Narre os conflitos gerados por essa decisão.
3- Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.

Jéssica Aparecida de Almeida

A cobaia

Fiquei indignada ao saber que teria uma aula de fisiologia. Não conseguia dormir. Mas, ao pegar no sono, tive um pesadelo e acordei assustada.
Sonhei que estava em um laboratório, sala branca e pessoas me observando. De repente, estavam me cortando. Eu fazia ruídos, mas aqueles estudantes só prestavam atenção nos meus órgãos que paravam de funcionar.
Angustiada por fazer parte daquele experimento, mesmo sendo a vítima, me sentia culpada por aquela crueldade, (a mesma que ocorre) com tantos animais.
(...) Aqueles humanos pensavam que estavam progredindo. Entretanto, eles eram (nada mais que) cobaias do governo; a utilização de animais para testes de novos medicamentos não é uma evolução, e sim uma forma do governo economizar com a saúde pública.
(...) Meu destino já estava escrito, seria apenas uma cobaia para mais um experimento: (...) "viver não é preciso, navegar é preciso" - estava cumprindo meu destino.
No dia seguinte, me recusei a participar (da aula de Fisiologia). Sabia que, com a minha iniciativa, outros alunos tomariam coragem (...) e, talvez, mais uma vida inocente passaria a ter chance de ser salva.

Nenhum comentário: