quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aula 9 - Tempo & Espaço


Unicamp 2009

Os movimentos organizados em defesa dos animais têm sensibilizado uma parcela da sociedade, que busca adotar novas condutas, coerentes com princípios de responsabilidade em relação às diversas espécies.

Instruções:
1- Imagine uma personagem que decide mudar de hábitos para ser coerente com sua militância em defesa dos animais.
2- Narre os conflitos gerados por essa decisão.
3- Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.

Luana Christal Poscai Pires:

No mundo de Alice, os dias eram sempre escuros, sem vida, sem alegria. Se sentia deprimida e aflita ao ver seu pai adestrar os animais de seu circo. (...) não havia sentimentos dentro daquele ser. Tratava os animais com tal brutalidade e crueldade, que nem parecia aquele pai amoroso de todas as noites, à hora do jantar.
No seu pequeno quarto, com pouca luz, algumas roupas espalhadas pelo chão, encontraram um dia um pequeno bilhete em cima de sua minúscula cama. Estava escrito: "Desculpem-me por este ato desesperado, mas não aguentava mais ver o papai maltratar os animais". (...)
Quem encontrou o bilhete foi sua mãe. Com uma expressão de espanto, os olhos arregalados, começou a suar frio. O que ela não sabia era que sua filha havia levado os macacos, os gatos e até mesmo um papagaio para um órgão de defesa aos animais, pois os bichos estavam muito debilitados. (...)
Alice estava certa que nunca mais iria ver animais sendo maltratados. Com essa certeza à flor da pele, decidiu denunciar o circo de seu pai. A atitude gerou muita raiva por parte dele, mas, como era muito teimosa, Alice conseguiu convencê-lo de que aquela não era a única maneira de um circo ser bom. O velho mágico passou meses pensando no que sua filha havia lhe dito e acabou por se render às ideias de Alice. (...)
E quanto à Alice, depois de seu ato heróico, resolveu dar uma guinada em sua vida, abolindo qualquer alimento que derivasse de animais (...) e, como se não fosse o bastante, fundou uma organização para recolher animais que sofreram (...) maus tratos.
Agora, ela pode sentir a brisa do vento em seu rosto, pois hoje há (...) alegrias na sua vida de menina.

Nenhum comentário: