quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aula 8 - Foco narrativo e personagens



Unicamp 2006

Com o auxílio de elementos presentes na coletânea, trabalhe sua narrativa a partir do seguinte recorte temático:
Os meios de transporte sempre alimentaram o imaginário das pessoas em todas as fases da vida.
Desde a infância, os brinquedos e jogos exprimem e estimulam esse imaginário.
Instruções
1) Imagine a história de um(a) personagem que, na infância, era fascinado(a) por um brinquedo ou jogo representativo de um meio de transporte.
2) Narre a origem do encanto pelo brinquedo e o significado (positivo ou negativo) que esse encanto teve na vida adulta do(a) personagem.
3) Sua história pode ser narrada em primeira ou terceira pessoa.

Herbert Reis de Souza

A história de um sonho

Uma verdade na qual quase ninguém acredita é que um sonho pode tornar-se realidade, (...) mas (...) grandes ideias (...) só grandes homens conseguem realizar. Assim é a história de Vitor, um menino(...) que morava em uma das vielas de uma periferia (...).
De manhã Vitor ia para a escola, à tarde brincava com seus amigos na viela e todas as noites ajudava a limpar o interior do caminhão de seu vizinho (...). Em uma das noites, Vitor ganhou do sr. Luciano, (...) proprietário do caminhão, um caminhãzinho de brinquedo (...).
Assim o pequeno menino cresceu e em sua adolescência foi ajudar o sr. Luciano em (...) viagens, o pouco dinheiro que ganhava juntava até que, com bastante dedicação, conseguiu (...) tirar sua carteira de habilitação. Mais uma vez o sr. Luciano ajudou-lhe, arrumou na empresa em que trabalhava viagens para Vitor fazer (...).
Hoje Vitor (...) vive fazendo o que mais gosta. Essa é a história de um homem que mudou sua vida através de um sonho. Se você utiliza as estradas, com certeza já deve ter cruzado com Vitor, pois ele está sempre viajando, ajudando a todos com o transporte de mercadorias.

Nenhum comentário: