segunda-feira, 24 de maio de 2010

Exercícios da apostila - parte II


Identificar nas narrações não satisfatórias da Unicamp a presença de 3 inverossimilhaças e 3 clichês.

Redações a serem analisadas:

Redação 2:

Débora Motta, recém formada em Biologia, trabalhava em um instituto de pesquisa científica e estava desenvolvendo uma nova vacina contra tuberculose. Sua experiência era um sucesso, todas as cobaias de camundongos estavam reagindo, estavam apresentado anticorpos.
Débora se sentia realizada, pensava: “Vou ficar rica e a humanidade salva!”
Assim passou-se os dias, ela começou a ser admirada e reconhecida pelo seu trabalho. Aparecia em entrevistas televisivas, dava palestras. As pessoas já acreditavam na cura da doença e no aumento da expectativa de vida.
Certa vez Débora foi convocada para um debate, também passara a receber críticas de entidades que eram a favor da proteção aos animais.
Acusavam-na de crime ambiental e maus tratos por utilizar cobaias em seus experimentos, o que era uma forma de desprezo à vida e a população por não incentivá-los a obtenção da cura através de prevenções para que não adquirissem a doença e sim iludi-los com medicamentos.
Com tantas acusações, Débora sentiu-se ofendida e desmotivada para continuar suas pesquisas. Tantos anos de estudo, investimento, dedicação, impossível que estas pessoas não reconhecessem seu trabalho. Elas não precisariam mais se preocupar com a doença, era só medicar-se e estariam curadas. Pensou muito e decidiu que continuaria com seu trabalho, mesmo recebendo críticas, logo as pessoas esqueceriam isso.
Mas isso não aconteceu, as críticas aumentaram, a população estava sendo mobilizada, o governo criou uma lei que tornou ilegal a utilização de animais em práticas científicas e ela foi penalizada por crime ambiental.
Não teve outra saída, abandonou a pesquisa com cobaias, mas não desistiu de encontrar a cura, já tinha experiência, com o tempo descobriria outro método, ficaria rica e ainda salvaria a humanidade.

Daiane D. Baptista de Lima:

Inverossimilhanças:



Logo no início do texto a pesquisadora Débora Motta é admirada e exaltada por suas experiências e mais a frente essa ideia é quebrada, pois ela se torna o alvo de críticas e acusações contra a vida. Podemos evidenciar (a inverossimilhança) através dos trechos: "(...) ela começou a ser admirada e reconhecida pelo seu trabalho. Aparecia em entrevistas, dava palestras" e "Acusavam-na de crime ambiental e maus tratos por utilizar cobaias em seus experimentos".
(Além do mais), o candidato foi infeliz ao afirmar que a personagem estava ofendida e desmotivada para continuar suas pesquisas, pois se torna contraditório ao dizer que ela continuaria com seu trabalho mesmo recebendo críticas.

Clichês:


O candidato, ao redigir o texto, usou algumas frases que evidenciam sua total falta de criatividade e vocabulário, pois utiliza-se de (...) clichês para expressar suas ideias. Podemos citar as seguintes afirmações: "Sua experiência era um sucesso", "Vou ficar rica e a humanidade salva" e "Não teve outra saída".

Nenhum comentário: